Caminhando Por Ai: Free Walking Tour




Free Walking Tour - o que é?
Bom, o nome é auto-explicativo. Em resumo, é um tour feito andando pela cidade. O tour é gratuito - ao final, se você quiser, deixa uma gorjeta para o guia. Basicamente é assim que funciona.
A vantagem? É ótimo para conhecer a cidade, já que você é obrigado a andar por ela. Os guias, em geral, têm algum curso relacionado a turismo ou história, então além de levar os participantes até pontos turísticos da cidade, eles contam curiosidades que não estão nos livros de turismo.
Além das curiosidades, às vezes o próprio tour inclui locais que não são exatamente turísticas; ou seja, locais que não necessariamente você iria se não fosse guiada até lá (por exemplo, no Free Walking Tour em Edimburgo, cidade em que a J.K.Rowling escreveu os livros da série Harry Potter, fomos até o cemitério ver o túmulo de Tom Riddle).
Há, ainda, tours temáticos - lá em Edimburgo mesmo tinha um tour de histórias de terror. Não cheguei a fazê-lo, acabou faltando tempo porque só fui passar o Ano Novo na cidade, mas gostei da ideia. Tours temáticos são uma ótima opção para fugir da mesmice do sightseeing. Aliás, se não me engano, tinha um Tour de Harry Potter em Edimburgo. Agora já não tenho mais certeza.
O Free Walking Tour também é bom para conhecer pessoas - serão, no mínimo, duas horas caminhando com o mesmo grupo. Com certeza haverá alguém para conversar.
O guia também costuma dar dicas de bares ou lugares para se visitar além do tour, então nada impede que, conhecendo pessoas legais, logo depois do tour, não se vá direto para um bar ou um restaurante bom por perto.
Como disse, tudo isso é de graça. Somente se você quiser, se tiver gostado do seu guia, você deixa uma gorjeta. O valor também depende do quanto você acha que ele merece.
Fiz o Free Walking Tour em Edimburgo, como disse, e em Santigo do Chile. A guia de Santiago era boa, mas não lembro quando dei de gorjeta. O guia de Edimburgo era sensacional - típico escocês no sotaque e no jeito. Foi, talvez, o tour em que mais ri na vida. Salvo engano, eu e minha irmã deixamos algo por volta de oito libras.
Existe Free Walking Tour na maioria das grandes cidades. Não posso dar certeza em todas, mas pelo menos nas que já visitei, tem. No Brasil, certeza que tem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na Alemanha: em Hamburg, Berlin e Munich. Em Londres e Edimburgo, também, com certeza.
Basta se informar e sair caminhando.

0 comentários: